Sunday 18 November 2007

Eu disse que a traducao do texto abaixo viria logo

Com sua nova e melhor coletanea de hits (apropriadamente entitulada Mothership) alcando voo nas paradas desta semana e com, ate o momento, 20 milhoes de pessoas na tentativa de conseguir um ingresso para o show de reuniao da banda no dia dez de dezembro, Led Zeppelin esta outra vez no topo da agenda do rock. Nada mal para uma banda que tocou pela ultima vez ha quase 28 anos.

Por que, voce deve estar se perguntando, existe todo esse interesse? Colocando isso de forma simples, Led eh a melhor banda de rock de todos os tempos. Antes que voce comece a gritar: “E que tal os Beatles/Stones?” diante da tela do computador, eh melhor eu ir direto para algumas definicoes.
OS BEATLES NAO FAZEM MEXER
Os Beatles nao eram, mesmo, uma banda de rock. Nisso nao ha nenhum tipo de critica ou coisa do genero. Eh apenas a constatacao de um fato. A parte seu material inicial, a musica dos Beatles envolve a mente e as emocoes mais do que o corpo. Em outras palavras, eles nao deixam voce com vontade de fazer caretas e se sacudir. Indo direto ao ponto, eles sao brilhantes, mas nao sexy. Eles nao fazem o “rock”.
OS STONES SAO POP
Os Stones apresentam um problema um pouquinho maior. A musica deles embala de uma maneira incontestavel. Mas eles nao pertencem a mesma categoria musical do Led porque os sao, em ultima instancia, uma banda pop. Eu, absolutamente, nao pretendo afirmar isso da forma negativa com que o termo eh frequentemente utilizado. Pop eh a abreviatura para popular e isso eh tudo. Os Stones sao provavelmente os melhores praticantes da assimilacao de diversas influencias (tudo desde o blues, o country, o disco e o funk), colocando, assim, o proprio selo neles mesmos e tornando-se popular.

Entretanto, uma coisa que os Stones nunca fizeram foi definirem um genero. O Led, ao contrario, fez isso porque nao se trata apenas de uma banda de rock, eles SAO rock. Eles levaram adiante a musica que iniciou com Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis, and of course Elvis (rock and roll, basicamente) para sua conclusao logica. Eles empurraram suas partes constituintes como o sacudir-se, a forca e o volume ate o limite e ao fazer isso nao deixaram espaco para ninguem mais exceto a parodia, que eh uma maneira legal de dizer heavy metal (o Led nao era metal, eles podem ate ter ajudado a desovar o genero, mas eles nao incorporaram isso). Isso nao quer dizer que nada digno de nota foi feito desde entao. Punk, New Wave, Indi, Britpop e todas as outras formas baseadas em guitarra que se encontram sob o mesmo guarda-chuva do rock produziram um fantastico som ao longo dos anos, mas neles, invariavelmente, falta a qualidade que deixa voce com vontade de fazer as tais caretas e, francamente, entrar no balanco.Keith Richards gosta de dizer, “Todos falam sobre rock hoje em dia; o problema eh que eles esquecem sobre o roll”, e ele esta absolutamente certo.

1 comment:

Unknown said...

Te achei!!
Serei uma leitora assídua agora!!

Beijos