Monday 26 November 2007

E Paco esteve aqui! (e "eu fui")

Nas ruas de Atenas no inicio de setembro vi um cartaz vermelho, com caracteres, gregos, ininteligiveis onde apenas uma silhueta e um nome diziam tudo o que eu precisava entender. Paco de Lucia estava em nova turne! Ele tocou por lah no dia 11 daquele mes e a “gira” 2007 incluiu muitos outros lugares na Europa, Russia, Turquia e varias cidades nos Estados Unidos. Ainda assim, ao voltar da Grecia, demorei para me dar conta de que ele provavelmente viria a Londres. Foi um amigo espanhol que me mostrou que Paco estaria, dia 22, no Royal Festival Hall. Ele esteve e eu tambem! Paguei, caro, mas assisti ao vivo, sozinho e introspectivamente a um virtuoso, ao instrumentista cujo disco ouvi pela primeira vez por acaso na casa de uma amiga em Pelotas quando nunca imaginaria que poderia ouvi-lo in locu, ouvir o Flamenco tocado por Paco de Lucia(veja video).

Palmas, vocal cru e suave das duas cantoras. Ele austero, imponente. Paco nao falou quase nada. Eleapenas tocou com a esmerada tecnica, paixao e consciencia criativa que fez do seu nome, em um mesmo tempo, simbolo da tradicao e da inovacao do Flamenco.

Nao ha nada demais que eu possa acrescentar em termos criticos sobre Paco, mas precisava registrar, com orgulho, que eu assisti Paco de Lucia. Ole!

No comments: