Monday 14 December 2009

1ª Conferência Nacional de Comunicação do Brasil


As Conferências nacionais são um espaço de discussão entre os diversos setores sociais que visa elaborar e implementar as políticas públicas. É no processo conferencial que são organizados os debates, identificadas as diferentes visões sobre um determinado tema, mapeados os discensos e construídos os consensos.
O início da prática deste mecanismo de consulta cidadã aconteceu na 1ª Conferência Nacional de Saúde, em 1941, no Rio de Janeiro.

Nos últimos seis anos foram realizadas 63 Conferências nacionais, que contaram com a participação de 4 milhões de brasileiros nas etapas municipais, estaduais e nacional. Por isso, desde 2003 elas exercem um papel cada vez maior na elaboração das políticas públicas. Atualmente, as propostas aprovadas nas Conferências são uma fonte importante de referência das ações do governo federal.

1ª Conferência Nacional de Comunicação (1ª Confecom) inicia hoje, até o dia 17 de dezembro, com o tema central “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania era digital”. A 1ª Confecom se desenvolverá em três eixos-temáticos: “Produção de Conteúdo”, “Meios de Distribuição” e “Cidadania: direitos e deveres”.

Para o professor Laurindo Lalo Leal Filho, sociólogo e jornalista e professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), “a Confecom é um marco histórico para a política de comunicação do Brasil”.

É uma oportunidade longamente esperada entre representantes da sociedade, das empresas e do poder público para encaminhar propostas para o avanço da cidadania na era digital.



Data: 14 a 17 de dezembro de 2009

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasilia, Brasil
Link para o documento de referencia da Confecom


1 comment:

K said...

Eu sempredigo que quando as coisas não vão bem se trata de deficiencia na comunicação!
beijinho