Friday 3 August 2007

Um brasileir@ em Londres - Intro

Há muitos brasileiros em Londres. De acordo com dados do órgão inglês Office for National Statistics (ONS) em 2006 havia 25 mil brasileiros na capital britânica. Para quem esta por aqui, porém, os números oficiais não convencem. Sem nenhum esforço – e ás vezes preferindo nem ter escutado – o português brasileiro é encontrado facilmente por toda a cidade, nos mais comuns espaços públicos como ônibus, metrôs, esquinas e parques. O consulado do Brasil em Londres, estranhamente, não tem nenhum dado oficial sobre a quantidade de cidadãos do país na cidade ou mesmo na Grã-Bretanha. Entretanto, é na quantidade de cadeiras ocupadas nos templos evangélicos espalhados pelo Reino Unido que o Itamaraty baseia a sua estimativa e, assim, há provavelmente cerca de 100 mil brasileiros no país e pelo menos metade na capital.
Por quê você deixou um pais de clima tão “lovely” para vir para cá? É a pergunta que muitos nativos inconformados com seu clima fazem ao saber que você saiu do “paraíso tropical” para estar na murrinha cinza londrina. Passagem curta ou definitiva para trabalho, estudo, aventura e mesmo pura fruição seriam as categorías gerais onde as histórias se encaixariam. Cada um deles tem também gostos, vontades, desejos, medos e planos que variam tão intensa e obviamente como em qualquer outro indivíduo, contudo sua identidade cultural está permeada por valores que só a experiência da imigração produz. Aquí, não são apenas brasileiros, são brasileiros em Londres.

Quinzenalmente, Dêiticos publica um breve ping-pong com um desses nomes. As questões são baseadas na seção Starters, da revista Weekend, suplemento do jornal The Guardian aos sábados. As respostas são únicas e humanas, demasiadamente humanas.

No comments: