Tuesday 29 November 2011

Curta Peixinhos - o mangue na fita




Todas as cinco localidades de Peixinhos onde acontecem os eventos já foram ou são áreas de mangue: Rua do Condor, Rua da Azeitona, Jeriquiti, Caixa D´agua e o Nascedouro. E o que é o movimento mangue? E qual a relação de Peixinhos com o manguebeat? O CineArte Curta Peixinhos, uma parceria entre o Nascedouro Cineclube e os produtores culturais NK Cumbia e Beto Ferrari, ocorre este ano em sua segunda edição levantando essas necessárias questões para a identidade do bairro, promovendo cinema, música, poesia e grafite com “o Mangue na fita”.


Dia 03/12, sábado, a partir das 17h, no Nascedouro Cultural de Peixinhos


São filmes selecionados pelo Nascedouro Cineclube, que desde dezembro de 2009 promove sessão semanal de cinema no Centro Tecnológico de Cultura Digital, no Complexo Nascedouro, oficinas de grafitagem - e muita música. Atividades realizadas diretamente nas localidades mais pobres de um bairro socioeconomicamente excluído da região metropolitana de Recife/Olinda.


Pernambuco é um dos epicentros musicais do Brasil e uma das representações mais ativas da mistura de ritmos e tradições sonoras que dá ao estado esse status é o bairro de Peixinhos, o berço do manguebeat. Nessa comunidade periférica, caracterizada pela pobreza e pela confusão geográfica entre Recife e Olinda, é que a profusão de gêneros como o funk com o maracatu, o hard core com o coco de roda, os toques guturais dos rituais afro-brasileiros com a emergência da batida eletrônica deu a Chico Science a inspiração e o espaço para fundar a Nação Zumbi e movimento Mangue.


A diversidade e a efervescência cultural de Peixinhos, porém, são tão tradicionais quanto contrastantes com sua realidade socioeconômica e indissociáveis da sua história junto aos ganidos e gemidos de gado e gente que eram mortos e/ou desovados às margens do rio Beberibe, que corta a localidade. Ao lado da falta de pavimentação das ruas, energia elétrica e saneamento, também concorre a carência de espaços culturais e de lazer, grande defasagem no acesso à informação - uma enorme parcela da população de Peixinhos nunca entrou numa sala de cinema. Para muitos artistas pernambucanos, para a história de um dos mais importantes movimentos artísticos do Brasil, o manguebeat, Peixinhos é uma referência e uma inspiração. Há quem se recicle em Peixinhos, há quem descubra Peixinhos. Mas como é que a música e a cultura podem transformar a comunidade? O CineArte Curta Peixinhos – o Mangue na fita é o começo dessa reflexão.


No comments: