Thursday 10 November 2011

Fui selecionado para o Livro Prêmio Alt Fest ! Poesia - Patrocínio Fliporto

O grande homenageado da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) deste ano é Gilberto Freyre que viu a matriz oriental no Brasil e anteviu a ressurgência do islamismo no mundo atual com suas relações, nem sempre óbvias, com o Brasil que se constrói hoje. Um Brasil mestiço e com uma maior tolerância na convivência racial e cultural – um dos maiores paradigmas para o mundo no século XXI.


De 11 a 15 de novembro acontece na caprichosa e sedutora cidade de Olinda, que este ano completa 30 anos como patrimônio cultural da humanidade, a sétima edição da Fliporto com o tema “Uma Viagem ao Oriente”. Durante cinco dias os diálogos entre autores, mediadores e públicos tentam criar pontes entre culturas e civilizações em choques aparentes ou reais. Com uma expectativa de público de 100 mil pessoas, a Fliporto caminha para ser o principal festival de literatura do Brasil.


Entre os escritores confirmados estão Tariq Ali (editor da New Left Review) , Abdel-Bari Atwan (entrevistou longamente Bin Laden), Joumana Haddad (“Eu matei Sherazade – confissões de uma árabe enfurecida), Silio Boccanera, Alice Ruiz, além de do prêmio Nobel de Literatura: Derek Walcott.


E EU COM ISSO


Claro que essa é uma chamada retórica. Por natureza, antes de pautar qualquer trabalho relacionado ao evento, eu já estava me coçando (e não falo das manchas decorrentes da dengue que contrai na semana passada...) para ver todo o possível desse instigante e apaixonante evento. E de fato vou assistir (e entrevistar) muita coisa boa, já garanti minha credencial de imprensa.


Mas aí descobri o Alt Fest! Fliporto, um evento colaborativo de literatura e artes integradas a Fliporto que surge da inspiração do poeta pernambucao S.R. Tuppan que, junto com os coletivos Poética Século XXI, Fliporto, Prefeitura de Olinda entre outros, organiza um evento de intervenções artísticas e poéticas em Olinda durante a Fliporto e e I Prêmio Alt Fest! Poesia – Patrocícinio Fliporto.


Eu que até aqui tenho colecionados idéias e textos para “Ítaca”, que tenho feito pequenas, despretensiosas e bobas experiências de publicação de alguns poemas no meu blog e que começo, timidamente, a ver possíveis espaços de mais visibilidade para essas experimentações, resolvi, por primeira vez, inscrever um poema meu num concurso.


E tive um texto selecionado, entre os 500 trabalhos que o concurso recebeu, para compor os 20 classificados na edição do livro Prêmio Alt Fest Poesia, sob a chancela do parceiro-editor, a Fliporto!


Isso mesmo, um dos meus “textos curtos para Ítaca” foi selecionado para compor a coletânea de poemas vencedores de um concurso relacionado com um dos maiores festivais de literatura do país! Para um iniciante em escrever literariamente pensando de fato em publicação, acho que é um muito bom começo. E uma ótima notícia para ajudar na recuperação da dengue (sim, é verdade, contrai dengue semana passada, mas já estou quase bem).


Podem conferir a divulgação dos selecionados, e todos os poemas (inclusive o meu, número 17) aqui no blog da Alt Fest ! Fliporto.


O poema “Estas são memórias de outros tipos” já tinha aparecido aqui no blog, mas agora merece ser republicado. E agora é aguardar a edição do livro pra divulgar meu primeiro poema publicado!


Estas são memórias de outro tipo

enche minha mão, respira

tua terra de cobre, amarela,

deste lado da rua de Ledra,

depois da praça Eleftheria

cruzamos barricadas, repara

nas línguas vindas de Ankara

no mesmo mapa, no mesmo muro

que separa a minha primeira vez

do teu primeiro absurdo.

(Sim, eu estava errado.

A tua cor é o amarelo.)

No comments: