Thursday 17 June 2010

O PT se supera... Todo apoio a Manoel da Conceiçao!

Líder camponês Manoel da Conceição fez greve de fome em protesto contra a decisão do Diretório Nacional do PT de apoiar à reeleição da governadora do PMDB no Maranhao, Roseana Sarney, a filha daquele Sarney.

O militante histórico do PT,de 75 anos, decidiu suspender ontem o protesto que fazia desde a última sexta-feira. Um dos fundadores do PT, Manoel da Conceição foi preso, torturado e exilado durante a ditadura militar. Foi um dos heróis nacionais contra o regime militar.

O deputado federal petista pelo Maranhao, Domingos Dutra, que também fez greve de fome, fez um discurso emocionado contra a decisão de seu partido e criticou especialmente o deputado José Genoino, um dos principais articuladores da coligação entre PT e PMDB . (assista o discurso)

O Diretório Nacional baseou-se nas diretrizes estabelecidas em seu 4º Congresso Nacional que definiu como objetivo principal de 2010 a vitória na eleição presidencial, com a candidatura de Dilma Rousseff. No Congresso foi decidido que (PASMEM! ou na verdade, ja nao...), a respeito das eleições estaduais, é de competência da direção nacional a deliberação, em última instância, sobre as alianças nos Estados.

Leia trecho da carta de Mané da Conceiçao ao Lula e ao Diretório Nacional:

“Meu companheiro Lula, hoje vivemos um novo momento na história do Brasil; aquelas lutas dos anos 50, 60, 70, 80 e 90 não foram em vão; tivemos prejuízos enormes, pois muitas vidas foram ceifadas pela virulência dos detentores do poder do capital; porém, temos um saldo expressivo de vitórias; hoje temos um partido que se tornou a maior expressão política da classe trabalhadora na América Latina; temos o melhor presidente da história desse gigantesco país, que ironicamente é um trabalhador operário e nordestino, que assim como eu quase não teve acesso a estudos escolares.

Eu confesso a você que sinto um imenso orgulho de ter participado desde os primeiros momentos da construção dessa grandiosa e ousada empreitada. Porém, companheiro presidente, ultimamente eu tenho vivido as maiores angustias que um homem com minha trajetória de vida é capaz de imaginar e suportar. Receber a imposição de uma tese defendida pela Direção Nacional do meu partido e até onde me foi informado pelo próprio companheiro presidente de que o nosso projeto político e social passa agora pelo fortalecimento da hegemonia da oligarquia sarneysta no Maranhão.

Eu sei do malabarismo que o companheiro presidente tem precisado fazer para garantir alguma condição de governabilidade, porém, sei do alto custo que é cobrado por esses apoios conjunturais, e que nosso governo vem pagando a todos esses ônus. Companheiro, tudo precisa ter algum limite e tal limite é a nossa dignidade. O que está sendo imposto a nós petistas do Maranhão extrapola todos os limites da tolerância e fere de morte a nossa honra e a nossa história. Eu pessoalmente, há mais de 50 anos venho travando uma luta contra os poderes oligárquicos e contra os exploradores da classe trabalhadora neste país. Por conta disso perdi dezenas de companheiros e companheiras que foram barbaramente trucidados por essas forças reacionárias. Como que agora meus próprios companheiros de partido querem me obrigar a fazer a defesa dessas figuras que me torturaram e mataram meus mais fieis companheiros e companheiras. Vocês podem ter certeza que essa é a pior de todas as torturas que se pode impor a um homem. Uma tortura que parte dos próprios companheiros que ajudamos a fortalecer e projetar como nossos representantes no partido e na esfera de poder do Estado, na perspectiva de um projeto estratégico da classe trabalhadora. Estou falando do fundo de minha alma em honra à minha história e à de meus companheiros e companheiras que foram assassinadas pelas forças oligárquicas e de extrema direita neste país.”

No comments: