Sunday 20 June 2010

Brasil de Fato publica "A maldiçao de Marcos Diaz"

Escrevi este texto logo após a minha visita ao El Mozote e o publiquei apenas aqui no blog. Mantive-o guardado por algum tempo e depois me dei conta que publicar-lo em meios de mais visibilidade seria somente uma das medidas para dar a conhecer essa história, assim como tantas outras, do nosso istmo centro-americano.

O jornal Brasil de Fato publicou-o na sua edição impressa do dia 27 maio passado e em seguida no seu website.

Além da Panoramica Social (Espanha) e da ContraPunto (El Salvador), passo a colaborar também com publicaçoes no território verde-amarelo participando desse semanário de circulação nacional.

"O episódio ocorrido em El Mozote, em El Salvador, em 1981, é um dos maiores massacres cometidos contra civis na história recente da América Latina, com pelo menos o dobro de vítimas que My Lay e, quiçá, levado a cabo com mais requintes de crueldade do que o da famosa aldeia vietnamita durante a guerra promovida pelos Estados Unidos, nos anos 1960.

O famigerado ex-batalhão Atlacatl do exército salvadorenho, numa tentativa desesperada de conter o brote revolucionário no país no início dos anos 1980, aterrorizou e assassinou quase 1.200 civis pacíficos, incluindo idosos, mulheres e crianças de colo." (SEGUE)

1 comment:

K said...

Muito sucesso em mais essa empreitada!
A história as vezes é tão triste e tão necessaria!
um beijõ