Monday 12 December 2011

Palestina sob ataque, de novo.

Comentários de pré-candidato republicano sobre palestinos causam revolta no mundo árabe (BBC Brasil)


O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Newt Ginrich, causou revolta no mundo árabe após ter qualificado os palestinos como ''um povo inventado'' e ''terroristas''.


Mohammed Sobeih, o representante da Liga Árabe que cuida de assuntos palestinos, afirmou que ''se uma autoridade árabe ou palestina fizesse um comentário racista que equivalesse a um milionésimo do que o candidato americano afirmou, o mundo iria se revolutar''.


Durante uma entrevista, Ginrich afirmou que os palestinos são ''um povo inventado que, na verdade, são árabes e que são historicamente parte da comunidade árabe e eles tiveram a chance de ir para muitos lugares e, por uma série de motivos, nós temos tolerado esta guerra contra Israel desde a década de 40, e isso é trágico.''


Durante um debate transmitido pela TV no sábado (10/12), Ginrich defendeu sua afirmação e ainda acrescentou: ''O que eu afirmei é correto do ponto de vista factual? Sim. Alguém precisa ter a coragem de dizer a verdade. Essas pessoas são terroristas''.


O primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Salam Fayyad, afirmou que ''nem mesmo os colonos (israelenses) mais extremistas se atreveriam a falar de forma tão ridícula''.

No comments: