Tuesday 6 December 2011

Original OlindaStyle

“E agora tá um por de sol alaranjado fantástico aqui. Um lugar perfeito pra curtir o veraneio”


O titulo desse post é o nome de um dos álbuns anteriores da Eddie que acabou se tornando, com justiça, também o nome de um “gênero próprio” que define a banda. Já Veraneio, no entendimento do próprio grupo, marca seu crescimento evidente. "Penso ter alcançado um desenvolvimento de nossa musicalidade, nosso jeito de compor e tocar, montando e contando nossas histórias com narrativa Original Olinda Style. Um jeito de ver Olinda por todas as cidades, e de ver em todas as cidades as Olindas que elas são. Música com nosso sotaque pessoal, mas falando na língua da música do mundo", resume o vocalista Trummer, no release de divulgação do álbum, novinho em folha, de uma das melhores bandas aqui de Pernambuco.


Desde o início, com o que rotularam de manguebeat, que a música de Pernambuco trabalha muito independente do formato da indústria e nunca parou.


Neste último semestre houve o lançamento de, ou está no forno, novos álbuns de mais de uma dezena de artistas importantes deste Estado: Karina Buhr, Lirinha, Junio Barreto, Otto, Naçao Zumbi, Orquestra Santa Massa... Ótima coincidência, constatação de que a cena está mais rica do que nunca, mas também, como afirmou Trumman, em entrevista ao O Globo, “é importante parar de pensar só como música pernambucana para perceber que o que está crescendo é a ocupação dos espaços pela música brasileira”.


Trummer é Fábio Trummer (guitarra, craviola e voz) e os demais membros da Eddie são Alezandre Urêa (percussão e voz), Andrét Oliveira (trompetes, teclados e samplers), Kiko Meira (bateria), Rob Meira (baixo). Neste quinto CD da banda a originalidade característica do Eddie se revela mais afiada, mantendo os grooves peculiares, agora arredondados na maturidade sonora e ampliando seu espaço de experimentalismo com punk rock, surf music, frevo, samba, reggae, entre outros estímulos. "Nossa música é orgânica e não segue padrões de exatidão. Fazemos uma música popular urbana do Brasil", diz Trummer.


Como em trabalhos anteriores, Veraneio é independente ."Foi todo pensado e pago com nossas estratégias de trabalho", explica Trummer. Eduardo BiD, produtor amigo de encontros sonoros antigos, assina a produção. Participam ainda Otto, em "O Saldo da Glória", sua em primeira parceria musical com a Eddie; Junio Barreto canta em "Parque de diversão" e "Tanta coisa na vida". Karina Buhr, presente em quatro dos cinco CDs da banda, também canta "O Saldo da Glória" e "Parque de diversão". "Lirinha nos deu um presente: Ela vai Dançar , parceria e parceiro 100% algodão, poesia caminhante", observa Trummer, que também destaca a presença do maior parceiro do Eddie, Erasto Vasconcelos, que canta e divide a autoria em "Parque de Diversão".


Ainda não há muitos vídeos desse álbum disponíveis no YouTube, mas deixo uma amostra, "nao-oficial", que encontrei.


O álbum Veraneio está inteirinho disponível para download no site da banda.



No comments: