Tuesday 4 May 2010

Resposta da Dani

"Oi Aleks,

Queria te dizer que... é claro que eu erro. Não estou acima do bem e do mal, não sou a dona da verdade. Na verdade nem sei o que é verdade! Eu erro e errei muito. Já tive muitas vezes que pedir perdão pelos meus erros e, outras vezes, não tive coragem de pedir desculpas, tamanha era a vergonha que meu erro havia me causado, tamanho o ferimento que se fizera no meu orgulho. Outro erro grave para quem crê na Doutrina Espírita e busca a evolução espiritual. Meu caso, já esclareço, para não parecer que confundi as coisas ou endoidei de vez.


E, mesmo não achando que cometi um erro com meu post, te peço desculpas e te agradeço de coração, porque me fizeste repensar as coisas que escrevi e defendi naquele texto. Não retiro o que escrevi porque não concordo com o pagamento de indenização para ex-militantes ou militares. Discordo principalmente porque, aqueles, pobres que não podem fazer como o Chico Buarque fez, de abrir mão, não são os mesmos que recebem valores exorbitantes, pelo ressarcimento e pelos cargos que ocupam, como deputados, senadores, ministros e etc. Estes que não podem abrir mão recebem indenizações mirradas.

O terreno é perigoso e escorregadio, a queda pode ser grande e as fraturas inúmeras, não só pela falta de perspectivas, mas, também, por estarmos numa situação de apontar uma falha.


Não considero que tenha misturado as coisas ou confundido. Sei que cada um é uma coisa diferente, embora tenha ligação. Como disse no texto, defendo a revisão da lei da anistia. Mas vejo que não podemos olhar apenas pelo lado de que torturadores devam ser punidos. Defendo que as mortes e desaparecimentos sejam esclarecidos. Não concordo com a tortura, tampouco que torturadores sejam inocentados simplesmente. Minha opinião não foi formada pela mídia, pelo contrário, discordo do que vejo por aí. E sempre que vou escrever sobre algum assunto do qual não tenho conhecimento, e são muitos, busco me informar. Falei no Chico, porque já o ouvi falando em entrevistas que considera uma vergonha isto. O pagamento é tipo um cala-boca. Recebe e deixa quieto o passado. É feito um depósito e as coisas ficam assim, não há esclarecimento, não há abertura de arquivos, não há admissão de culpa de parte nenhuma, nem de ninguém. Sei que não expus tudo isto e sei que peguei as coisas de forma superficial.


Acredito que havia escolha política sim. Assim como os ex-guerrilheiros argumentam que defendiam uma causa para o país, os torturadores podem dizer que prendiam, quebravam, torturavam em defesa do país, cumprindo ordens superiores. Aliás, é exatamente isto. As prisões eram feitas em defesa da Segurança Nacional. Que segurança? De quem? Os guerrilheiros defendiam a liberdade, mas também prendiam pessoas, seqüestraram, mataram. Efeito colateral? Pode ser, mas foi justo? Questiono ambos os argumentos que defendem parte a parte. Não pretendo defender lado nenhum, embora tenha uma tendência.


Obrigada, por me fazer enxergar meu orgulho e minha vaidade e me fazer refletir sobre minhas opiniões. O maior aprendizado é não deixar de fazer as coisas por medo de errar, é admitir os erros e aprender com eles."

No comments: