Saturday 30 January 2010

"Isso é Brasil!"

(Foto: Liza Gutierrez)

(*O titulo do post recorda o "famoso" Paulinho Bem Brasil, figurissima da cidade de Pelotas e absoluto VIP da saudosa boate do Direito...)


Recebi o correio abaixo da jornalista Josiane Maciel. Como um admirador da cultura popular e fã da Várzea pelotense, fiquei animado com a idéia do evento. A possibilidade da perspectiva nos permite explorar e perceber a riqueza de certos temas. Não sou adepto de nenhum tipo de credo, denominação ou manifestação espiritual, porém, estando fora do pais há algum tempo, tendo a reconhecer mais o enorme valor antropológico das expressões afrobrasilerias nesse sul do sul do Brasil.

Alias, segundo o IBGE só no Barro Duro (localidade da praia do Laranjal de Pelotas) há mais de 50 casas candomblé e/ou umbanda. É um patrimônio que costumamos a "take for granted" quando não relativizamos um contexto que tem cara de universal só no seu ambiente, mas deveras fascinante quando ampliado.

A festa de Iemanjá é sem duvida um desses admiráveis patrimônios, e uma celebração dessas ali, nas Doquinas, no “meu” "Quadrado", vale a pena!

Deixo a mensagem de Vera D'Yansã, organizadora do evento, buscando colaborações. A naturalidade da linguagem tão cheia de singularidades do local e do contexto é fantástica! Some-se a isso a vibrante lista de pedidos de colaboração.
O Quadrado vai girar no dia dois!



Festa de Iemanjá do Quadrado




"Vimos por meio deste solicitar a vossa ilustríssima senhoria apoio a Primeira Festa de Yemanjá do Quadrado, que realizar-se-á a partir das 22 horas do dia primeiro de fevereiro, constituida por giras e passes nas quatro linhas da Umbanda: Caboclos, Pretos-Velhos, Ciganos e Exus.

O evento espiritual visa reunir às margens do Canal São Gonçalo cerca de 3.000 fiéis que participarão entre mediuns e assistência, comandados por diversas casas de religião afroumbandistas da Várzea, entre elas Amigos da Cigana Alzira e Reino de Yansã e Rainha das Sete Encruzilhadas, este último responsável pela gira de ciganos.

Tradicionalmente, a linha de ciganos reparte o seu axé através da distribuição de alimentos, jogando flores e perfumes em devoção a Rainha das Águas, mãe Yemanjá, regente de 2010.

Deste modo, listamos a seguir tudo que vamos necessitar para o bom funcionamento deste evento, em especial da linha de Ciganos, a qual somos os responsáveis, para que vossa senhoria possa colaborar com o que for de seu agrado e recursos:

1. 4 porcos inteiros;

2. 40 sacos de carvão;

3. 300 melancias;

4. frutas diversas;

5. 1 peça de TNT azul;

6. 1 peça de TNT branco;

7. 80 vidros de perfume;

8. 2 mil copos descartáveis;

9. guardanapos de papel;

10. 1 bolo grande ou vários bolos pequenos;

11. Sucos artificiais;

12. Açúcar;

13. pétalas de rosas;

14. Flores diversas; (hortências azuis)

15. Foguetes

16. Equipamento de iluminação;

17. 40 pacotes de velas azuis e brancas;

18. 2.000 pães.


Para vossa senhoria entoaremos nossos pontos, cânticos e rezas, afim de implorar a Grande Mãe Yemanjá prosperidade, felicidade, saúde e muitas vibrações positivas para a vossa ilústissima senhoria e familiares, também disponibilizaremos espaços para a colocação de banners e faixas, se assim o nosso apoiador quiser, contando que não sejam distribuidos materiais comercias como panfletos e similares com promoção de pessoas, empresas, bens e ou serviços, festas e concorrências de preços, já que este evento tem por fim um caráter religioso.

Tudo o que conseguirmos será distribuído gratuitamente aos fiéis, não comercializaremos nada. Gostaríamos também de impedir a ingestão e comercialização de bebidas alcoolicas, contudo não temos poderes para impedir a venda destes nos bares e afins que se encontram na região, haja visto que o nosso objetivo é homenagear o Orixá Yemanjá na linha de ciganos enviando boas energias a todos os presentes. "

Vera D'Yansã (53)32793190 – (53)81173123

Diretora Espiritual do Reino de Yansã e Rainha das Sete Encruzilhadas

2 comments:

Léli said...

Que pena que não vi isto antes!!! De qualquer forma fui para o Barro Duro ver de perto as homenagens para Iemanjá. Já havia ido até lá a noite há muitos anos atrás.
Achei maravilhosa a festa durante o dia. Tirei várias fotos.
Beijão

Anonymous said...

aguardo os creditos!!!
te quiero!
besito