Sunday 5 June 2011

MLST: Marcha da Reforma Agrária do século XXI e Transformaçao de Conflitos

Como sabem, companheir@s, e quem mais porventura acaba tendo a (in)fortuna de clicar neste blog, estou presentemente morando em Recife. E aqui trabalho com movimentos sociais e terceiro setor, (nesse caso, honestamente, ainda me é mais fácil dizer em inglês “social development e international co-operation”) com planejamento e gestão através de pesquisa e elaboração de projetos com base nas disciplinas de Transformação de Conflitos – formulação teórica ainda não consolidada no Brasil e para a qual, no campo da cooperaçao, cada vez mais se incorpora formalmente uma “perspectiva de transformação de conflitos”, a exemplo da já consuetudinária, por assim dizer, “perspectiva de gênero”.


A arena dessa aplicação, neste caso, é a reforma agrária brasileira, em parceria com o MLST, particularmente no que tange os conflitos sociais na região do complexo portuário-industrial de Pernambuco, Suape, causados pelos massivos macro-investimentos econômicos que se tem recebido ali.


Mas o MLST é uma organização com um projeto nacional para a reforma agrária, e numa aposta de peso e corajosa, promove este ano uma atividade de massa que promete dar uma enorme chacoalhada no estado apático que tem caracterizado o debate sobre a questão do campo brasileiro nos últimos anos: a Marcha da Reforma Agrária do Século XXI! E é assim que eu vou, com altos e baixos, mas com orgulho.





MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO DOS SEM TERRA


Direção Nacional MLST




O MLST, movimento social pela reforma agrária no Brasil e organizado em dez estados da federação, este ano vai marchar!


A Direção Nacional do MLST reunida na cidade de Goiânia, estado de Goiás, nos dias 1, 2 e 3 de junho, depois de um intenso debate com a sua militância, decide realizar no mês de agosto uma atividade de massa que promove o debate sobre a transformação da estrutura agrária no Brasil: a Marcha da Reforma Agrária do Século XXI.


A Marcha da Reforma Agrária do Século XXI sairá de Goiânia no dia 21 de agosto e chegará a Brasília no dia 7 de setembro para participar do Grito dos Excluídos. As cidades por onde a Marcha passará serão divulgadas no Ato de Lançamento Oficial da Marcha.


A Marcha Nacional terá como ponto de partida o lançamento da Empresa Agrícola Comunitária de Laticínios no Assentamento Che Guevara, município de Itaberaí/GO, também no mês de agosto.


O mês escolhido para a realização dessa Marcha tem um simbolismo importante porque é quando se comemora o aniversário de 14 anos de lutas do MLST.


O principal objetivo é dialogar com a sociedade sobre os temas centrais da promoção da vida digna no campo, onde a questão do empoderamento dos trabalhadores e trabalhadoras, a equidade de gênero, a juventude, a agroecologia, os pólos de desenvolvimento, os acampamentos produtivos e os assentamentos inteligentes conformam os eixos de uma concepção política transformadora do campo brasileiro.


O carro-chefe do projeto político do MLST, com base nessa proposta, é a implantação das Empresas Agrícolas Comunitárias como alternativa econômica, social e cultural, onde o embate central se dá contra o modelo de agricultura convencional desenvolvido pelo agronegócio que tem como foco a degradação ambiental, a concentração de terras e o comércio de commodities com o uso intensivo de agrotóxicos.


MLST, nossa luta é pra vencer!


Contatos:

Aparecido Ramos – Membro Direção Nacional - GO (62) 9917 – 7981 ramosfaria@gmail.com

Bruno Maranhão – Membro Direção Nacional - PE (81) 9635 – 8623 | maranhaobruno@hotmail.com

Jutai Moraes – Membro da Direção nacional – BA (71) 9965-0022 e 9104-1548 / jutaimj@bol.com.br







No comments: