Wednesday 23 February 2011

Carnaval começa hoje

Então, é carnaval! Oh, sim, senhoras e senhores, eu, que nunca nem fui do ramo, atuarei dessa vez todo o papel de “o folião”. Porque as forças do “destino” (?) me trouxeram até Pernambuco, até Recife, e aqui comprovarei todos os mitos e todas as verdades dessa quase abstração que pra mim é o carnaval. Porque strictu sensu eu não o entendo, mas aos poucos, diretamente no ambiente tropical-pré-festa-oficial, eu o assimilo. Os sulistas que não viveram nada dessa atmosfera senão a experiência carnavalesca do próprio sul perceberão esse comentário quase como um cliché, o que revela a ignorância sobre o tema.


A questão não é a festa per se, não é desculpa para exacerbar-se num período inconseqüente de folia; isso se pode fazer em qualquer data em qualquer lugar do mundo. O cerne é a mobilização popular, as ruas tomadas ( e não apenas um medíocre espaço público fechado para a passagem de grupos às penas pobremente financiados), os palcos em várias esquinas, o reconhecimento e a valorização cultural que atingiu invejáveis níveis de produto de exportação – algo que até aqui, em termos de experiência pessoal em eventos grandes, prazerosos e bem-organizados, eu só posso comparar, ainda que sob o risco de levianamente, aos Acampamentos da Juventude nas edições do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre e ao Festivales de La Mercé, em Barcelona, mas já percebo que a participação e mobilização de massa aqui é realmente maior.


No sábado passado já pude apreciar a “Cena Peixinhos” (Peixinhos é um bairro de Recife com um interessantíssimo projeto cultural que já começo a investigar) que teve a apresentação de grupos locais com participaçao de Fred 04, Otto e B-Negao. Tudo de graça!


Pra mim o Carnaval Multicultural do Recife 2011 começa hoje (sim, hoje!) com o inicio do excelente Porto Musical, que nao é parte da programacao oficial da festa (cujas palestras - só as palestras, os concertos sao gratis - sao pagas, e bem pagas, e entao nao poderei participar) mas é parte da minha seleção pessoal do calendário de shows e festas para que os amigos saibam que nesse período estarei culturalmente bem protegido. E com a ressalva, novamente, que é tudo de graça! Não é pra causar inveja em ninguém, não. É só vir! O calendário abaixo é só dos, na minha opinião, melhores shows disponíveis. Fora isso tem todos os intermitentes blocos e maracatus nos dias oficiais do carnaval pelo Recife Antigo e pela belissima Olinda. A programaçao completa, oficial, só do Carnaval de Recife, tem 36 páginas.


23/02 - Wassab, Torre Malakoff, 22h


24/02 – Lucas Santanna, Praça do Arsenal, 22h


25/02 – Naná Vasconcelos e ensaio de Maracatus, Rua da Moeda, 19h

Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, Praça do Arsenal, 21h


26/02 – Lindigo, Praça Arsenal, 22h


27/02 – Ensaio da Noite dos Tambores Silenciosos, Praça do Arsenal, 16h


28/02 – Ensaio de Bois-bumbá + Moraes Moreira, Praça do Arsenal, 19h


01/03 – Ensaio geral da Abertura do Carnaval, Marco Zero, 19h


03/03 – Caboclinhos + Indios, Rua da Moeda, 19h


04/03 – ABERTURA: 500 integrantes de maracatu + Yamandu Costa + Hermeto Pascoal + Ceu + Maria Gadu, Marco Zero, 19h


05/03 – Otto + Lirinha + Lenine + Vanessa da Mata, Marco Zero, 21h


06/03 – Antonio Nobrega + Marcelo D2 + Nação Zumbi, Marco Zero, 21h


07/03 – Martnália + Jorge Aragao, Marco Zero, 21h


08/03 – É a véspera do dia 09...

4 comments:

K said...

Eu te invejo meu "drugar",

...véspera do dia 09 ;-)

Lembre-se, nos anos 30 são os 20 novos .... melhor momento de sua vida

confiança me.x

Anna said...

Sí que nos das envidia! Espero poder disfrutar de este Carnaval el año que viene ;)
Que lo disfrutes!

Gustavo Büchle said...

Alex!

Tu no carnaval heim!

Cara, que show as experiências que tu tem passado! Impressionante mesmo.

Tua visão da vida é algo que para mim não é claro, algo que eu sei que eu não teria condições de viver, e tu o faz com maestria. Parabéns!

Sigo te acompanhando...

Aleksander Aguilar said...

ANNA: Venite, pues! Y luego, la amada Barna de para todo el siempre! xx


BUCHLE: Grande "desbravador", unidade Gaviao, presente! Bom saber que estas por ai! Dá noticias, rapá! Segues em Caxias? Esse ano eu to no carnaval, sim, ano que vem, who knows?!!
grande abs