Monday 20 November 2017

Á distancia, duas notas sobre Recife/Olinda no 20 de novembro

Me chega nas redes o ocorrido ontem na nossa Olinda, há poucas horas da Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil, que se celebra hoje, que mais que truculência e despreparo policial, foi ignorância, intolerância e racismo. Este vídeo demonstra. Sob o argumento da dispersão do público que terminava de assistir a um dos principais shows da programação da MIMO - aplaudido, notório e gratuito festival de música internacional em Olinda - esses agentes do Estado que detém o monopólio da força partiram para cima de uma RODA DE COCO, espontânea, natural, que algumas pessoas iniciaram ao pé da igreja do Carmo. E não era nem a hora da dispersão "oficial" ainda, isto é, foi puro exercício de violência, injustificável e opressor de uma poderosa manifestação cultural pernambucana motivado, provavelmente, por algum incômodo com alguma situação pontual anterior, porque o que se depreende do vídeo abaixo é que as pessoas iniciaram o coco ( e com apenas um pandeiro) em resposta a hostilidade dos policiais que se nota evidente antes do ataque à roda. Quer dizer, o coco foi a resposta do povo à agressividade policial, e a contra-resposta foi spray de pimenta, cacetete e bombas de efeito moral. Ou seja é isso mesmo que você está lendo, A POLICIA PERNAMBUCANA ATACOU UMA RODA DE COCO, em plena Olinda, em plena MIMO, em pleno Dia da Consciência Negra.
Força à resistência! Salve a cultural popular pernambucana!





E PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE 'ESTELITA' - a questão 'Cais Estelita', ou 'Projeto Novo Recife', são tão polêmicos quanto emblemáticos de um ciclo político que tem como marco em nível global - tampouco isento de discussões - processos desatados no post-2011. Na trilha dos ciclos "occupy", Recife fez bonito, aglutinando forças, perspectivas, temáticas e debates, gerando visibilidades de lutas, em torno a questão 'direitos urbanos', no eixo-mobilizador, e motivador, dessa zona do cais José Estelita, cujo nome ganhou notoriedade no Brasil, e mais além.
Eu estava lá no primeiro-primeríssimo 'Ocupe Estelita', em 2012, há pouco chegado em 'Hell' , e ainda ativo e envolvido até o pescoço num processo organizativo no bairro de Peixinhos (que depois afogou-se em águas turvas..), participando desde a gestão das atividades culturais até pendurar faixa do outro lado da rua com o dizer "Prefeitura covarde", numa imagem que ficou registrada para a posteridade...
Dali a coisa pegou, cresceu, subiu, desandou, explodiu, perdeu, retomou, caiu, complicou, baixou, arrefeceu, andou, parou, e assim vai, talvez como deve ser, embora se enmarque também como mais um caso da difícil relação entre os demônios Escila e Caribidis: "esto es: o seducido por una perspectiva puramente liberal, que acepta las formas institucionales existentes como el único marco posible de accionar el público, o estimulado por una política de pura protesta, que se agota en su autorreferencia" . Claro que com personagens/indivíduos que sempre ganham notoriedade e se formam "quadros" nesse não-inocente joguinho..
MAs bueno, aqui segue, e eu sigo por enquanto de longe e sempre algo (maldição!) atento, mais uma das etapas desse movimento. !!!!!!!!!!!!!


-------------Uma decisão do Tribunal Regional Federal favorável ao Projeto Novo Recife acendeu o alerta de todas as pessoas que defendem o Cais José Estelita e uma cidade mais democrática e inclusiva. Mas isso está longe de ser caso encerrado! O Tribunal disse que o leilão do Cais foi legal sem ter esperado o resultado das investigações criminais feitas pela Polícia Federal e o projeto, além disso, está coberto de várias outras ilegalidades. O Estelita resiste! A luta continua!
Para discutir a retomada da resistência, o Grupo Direitos Urbanos, o Movimento Ocupe Estelita, a Troça Carnavalesca Mista Público-Privada Empatando a sua Vista, o Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Coletivo Arquitetura Urbanismo e Sociedade (CAUS), o grupo Meu Recife, coletivo Coque (R)Existe e o grupo A Cidade Somos Nós chamam para uma assembléia para discutir os próximos passos da mobilização em defesa do Cais.
Data: 20 de novembro ( 2aFeira )
Local: Sede do IAB_PE | Rua Jener de Souza, 130 - Derby, Recife - PE
Horário: às 18h
| fotos: Keila Vieira
| edição | vídeo: Sylara Silvério
A Cidade É Nossa. Ocupe-a!
#OcupeEstelita
#ResisteEstelita


No comments: