Friday 16 May 2008

Pedalando Pelado pelo Mundo






Mais de 50 cidades ao redor do mundo estao na contagem regressiva para mais uma edicao anual do World Naked Bike Ride, cuja traducao oficial para para o portugues soa um tanto estranho com “Pedalando Pelado pelo Mundo”. Trata-se de um dos mais criativos e exitosos protestos utilizando a nudez, convertido num movimento social em rede em diversos pontos do planeta, e que a cada ano bate novos recordes de participacao. A pagina oficial do evento com informacoes detalhadas sobre a historia do evento e as razoes da radicalizacao da iniciativa voce encontra aqui.
O evento pode ser resumido como um protesto a favor de Direitos Reais para Ciclistas e contra a dependencia mundial de combustiveis. uma manifestacao da importancia de estimular o uso de bicicletas como meio de transporte e da falta de estrutura das cidades para a pratica do ciclismo colocando em evidencia a vulnerabilidade dos ciclistas nas ruas atraves da metafora da nudez. Porem nao eh obrigatorio ir pelado! Os participantes sao encorajados a ir “as bare as you dare”, cuja traducao nao rima em portugues, mas seria algo como “tao nu quanto voce se atreve”.
Tambem pedalei
Participei do protesto no ano passado em Londres. Foram mais de 1000 ciclistas pelados num passeio de quase dez quilometros pelas principais e mais movimentadas ruas da capital britanica. Na primeira edicao londrina do evento, em 2004, apenas 60 pessoas participaram. Em 2007 uma massa de pelados, num sabado ensolarado e agradavel, seguiu a rota saindo do Hyde Park em direcao a Piccadilly Circus, passando por Convent Garden, Parliament Square (onde esta o Big Ben), Waterloo Bridge, Oxford Street e Park Lane. Apenas as mais turisiticas e conhecidas areas de Londres! As pessoas se amontoavam para ver a horda de pelados de todas as idades, sexos, tamanhos e estilos em suas bicicletas e aplaudiam e se matavam de rir da inusitada cena. Os onibus de sightseeing dos turistas eram os mais engracados pois as reacoes, caras e bocas divertiam os participantes do protesto tambem. Ninguem foi preso. O protesto tem o direito a livre expressao e recebe apoio estrutural da prefeitura de Londres.

Pelados, mas serios
A campanha tem suas demandas especificas: zonas de circulacao apenas para ciclistas nas cidades, ruas mais seguras para o transito de bicicletas, faixas de ciclistas de duas maos com muro de separacao entre a via para veiculos motorizados e extincao de propagandas de carros.
Foi uma dos mais animadas, impactantes e divertidas manifestacoes que ja participei e definitivamente estarei junto a massa de pelados novamente quando estiver na epoca devida numa das cidades onde o evento ocorra.
O passeio eh divertido, mas eh parte de uma seria discussao. Eh necessario que cada um de nos mude a maneira que pensamos sobre transporte e comecemos a exigir o mesmo do governo. Eh preciso assumir a toma de responsabilidade, subir em nossas bicicletas e exigir uma real e pratica acao na luta contra a mudanca climatica.
Para saber mais detalhes sobre o evento em Londres, que ocorre em menos de um mes no dia 14 de junho e eh o que tem hoje o maior numero de participantes, acesse o site do World Naked Bike Ride UK.
No Brasil ainda nao ha um movimento forte, apesar de Sao Paulo ter tomado parte em edicoes anteriores, mas com um numero bem limitado (se nao me engano, houve um ano em que apenas um casal saiu pelado pelas ruas paulistas). Encontrei uma pagina de um grupo de discussao on-line, mas infelizmente parece que nao esta funcionando.Fica a sugestao para a mesma iniciativa pelos pampas gauchos

-------------------------------------------------------------------------------


Riding under the slogan “real rights for bikes”, participants cycle naked to highlight their vulnerability on city streets and draw attention to the destructive effects of car culture. The ride is a body-positive event where nudity is optional – riders are encouraged to go “as bare as you dare”.

. Last year’s event in London was the largest naked protest in British history, with over 1000 people riding through the streets of the capital for two hours. Ride routes offer participants an enjoyable “naked sightseeing experience”, and go past a number of city centre landmarks. Cycle-mounted police facilitate the ride and provide traffic control.


The campaign is part of a growing international awareness of the destructive effects of climate change and unsustainable oil dependency. For many people, these issues are prompting a choice of greener lifestyles and reconsideration of how our actions impact the planet. The London Naked Bike Ride is making specific demands: cycle-only zones in cities, real rights for cyclists, safer streets, separate two-way cycle lanes and a ban on car advertising.

Those wishing to participate can find more details at official website of the event.

1 comment:

Anonymous said...

hahahhaha muito bom Aleks!! É isso aí! hahaha me matei de rir aqui! Achei a tua cara esse protesto! Deve ter sido divertido mesmo!!!
E o frio?? Será que tem isso aqui em Dublin também???
Beijosss