Wednesday 30 December 2015

Ven, seremos! O ISTMO

Criamos, em 2013, O Istmo, uma Rede de centro-americanistas espalhad@s entre Brasil, Argentina, , Estados Unidos, China, Alemanha, e obviamente toda a America Central.
Alguns de nós nem nos conhecemos pessoalmente, fazemos uso da tecnologia para nos comunicar e coordenar ações. Nossa última reunião, por exemplo, estávamos no Brasil, Costa Rica, Alemanha e China ao mesmo tempo, com as mesmas preocupações, falando dos projetos ainda de 2015 e dos que virão em 2016. O Istmo é "meu filho", como disse uma colega da Universidade da Costa Rica, me tira o sono, me motiva, me faz utopizar a distopia.... 

Neste fim de ano, estamos em uma campanha de financiamento colaborativo para construir um site novo e editar uma publicação em 2016.


A verdade é  que já nos perdemos um pouco em algumas cronologias. São tantas datas e tantas articulações que a precisão de quando começamos e o que seria nosso aniversário oficial se confunde em meio a todo esse movimento.

O que sim sabemos é que também temos tido tanto apoio, solidário e genuíno, de tantas pessoas que acreditam e que se movem, que quase não importa encontrar o ponto inicial. Importa mais sentir o reconhecimento crescente do nosso trabalho, perceber a concepção que nos esforçamos para difundir: a de que o conhecimento é um processo de trabalho coletivo, e de que é a partir deste entendimento que poderemos avançar para contribuir a visibilidade, a crítica, e a busca de resposta para os temas sociopolíticos e culturais da América Central. Somos a concretização de uma pequena ideia, impulsionada por um trabalho que chamamos de artesanal e independente, que vai ganhando corpo e respeito.

Enquanto rede, este ano estivemos em El Salvador, na Costa Rica, na Nicarágua e nos Estados Unidos conhecendo-nos, em eventos acadêmicos e longas jornadas de reuniões. Muitos de nós, que fazem parte desta rede formada pouco-a-pouco, e que segue em construção, por intercâmbios de pesquisas e contatos centro-americanistas, só se conheciam virtualmente. Este foi o ano do fundamental, prazeroso e carinhoso encontro pessoal da rede O ISTMO. Aos que nos vimos este ano, “antigos” e novos participantes, um mais que caloroso e fraterno abraço: Ana, Julieta, Amaral, Willy, Mariana, Mercedes, Miroslava, Arno, Denia, Rudis, Douglas, Andrés, Luis, Alvaro, Saira, Juan, Orlando e Victor. Que satisfação!

Lançamos uma campanha de arrecadação colaborativa online, um crowdfunding pela internet, há 30 dias, para obter recurso para seguir o trabalho e dar um salto qualitativo, construir um novo e melhor website, aprimorar nossa natureza bilíngue, e começar a gerir uma proposta de publicação. Nossa meta são mil dólares, e já temos 2015 neste final quase 60%  desse valor arrecadado! Nosso website de arrecadação, que estará aberto até o ultimo dia de janeiro de 2016, é o: www.igg.me/at/oistmo 

E não podemos encerrar este ano de tantos êxitos e tantos agradecimentos sem, desde já, dirigir um MUITO OBRIGADO muito especial aos que até aqui contribuíram com seu tempo e dinheiro pra ajudar este projeto a se consolidar e a crescer: Laura Sala , Marie Holweck, Alexandre Silva, Cynthia Monteiro, Emma Barstrom, Daniella Guarrior, Carla Uedler , Raphael Tsavkko Garcia, Monique Seidell, Leila Vitorino, Geise Vitorino, Flavia Farias, Andre Silva de Oliveira, Leticia Letícia Lobão Soares, Angela Cris Barreto, Thamyres Sena, Pedro Gustavo, e o
utros e outras que se colocaram como doadores anônimos.

Temos ainda 30 dias para seguir nessa campanha, e estamos confiantes que conseguiremos. Seguimos acreditando, resistindo, analisando e centroamericanizando.
“Ven, seremos!”

No comments: