Um dos eixos foi dedicado exclusivamente a “direito a memoria e a verdade”, onde o principal destaque é o anuncio, a exemplo de outros paises latinoamericanos que enfrentaram regimes ditatoriais ou guerras civis, da criacao de uma Comissao da Verdade de carater oficial no Brasil.
O objetivo é apurar casos de violação de direitos humanos durante o regime militar, incluindo o levantamento de responsáveis. um grupo de trabalho que vai redigir um projeto de lei sobre a comissão e precisa ser aprovada pelo Congresso.
Apesar de ter como objetivo uma investigação "rigorosa" dos fatos, de acordo com o ministro de Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vanucchi ,a Comissão da Verdade não terá poderes para punir responsáveis, mas poderá "subsidiar" a Justiça no futuro. O projeto deverá ser enviado ao Legislativo em abril do proximo ano.
A instalacao de uma Comissao da Verdade no Brasil, 30 anos depois da Lei de Anistia, é uma passo importante rumo a consolidacao do pais como uma naçao seria, embora os poderes e o mandato da Comissao ainda precisam ser definidos e deverao incluir –se de fato quer ter incidencia na luta por Memoria Historica - o acesso aos arquivos do governo e do exército.
No comments:
Post a Comment