Thursday 18 December 2008

Depois de dois anos

Vou ao Brasil. Hoje, daqui a pouco. Faz dois anos que nao vejo os pampas, que nao sinto o calor sufocante do verao gaucho, que nao escuto o sotaque cheio de "sse" dos pelotenses (entendesse?), que nao me dou de cara numa esquina do calcadao com um conhecido qualquer. Vou porque ja eh hora. Volto em seguida para este velho continente tao cheio de um mundo novo. Mas agora quero tomar chimarrao no Quadrado, pedir um cafezinho no Aquario e comer um doce na Avenida depois de um churrasco de domingo antes de passar o fim da tarde no Laranjal. Nao sei se nada disso esta lah, se talvez tenha mudado, se esta tudo no mesmo lugar. Mas vou porque ja eh hora. Porque sou de la. E que venha um novo ano! Paz a todos!

Monday 15 December 2008

Uma faca ou uma caneta amarela?


Nenhuma relacao com El Salvador, mas os protestos em Atenas sao bastante curiosos, por assim dizer e me levou a buscar informacao "nao-oficial" no YouTube.
O video aqui eh sobre uma pequena e pacifica manifestacao na semana passada em frente a Embaixada da Grecia em Londres e vale a pena mesmo da metade para o fim, quando o jornalista eh momentaneamente detido pela polite policia britanica.
Interessante para os profissionais da aerea e para curiosos sobre jornalismo.

Thursday 4 December 2008

¡Radio Venceremos, desde el territorio salvadoreño bajo control insurgente!


Em El Salvador, o pequeno pais da America Central, ha um pequeno museu cujo tamanho não é obstáculo para guardar o grande tesouro que conta a historia de um grande povo. O Museu da Palavra e Imagem, popularmente chamado de MUPI, possui, entre outras riquezas do seu acervo, uma coleção de mais de 30 mil fotografias, centenas de documentários, manuscritos e objetos que foram reunidos durante mais de onze anos quando o país vivia uma das mais violentas guerras civis da historia contemporânea da America Latina, nos anos 80. O responsável pela conformação desse arquivo de memória histórica foi justamente um dos protagonistas da historia do conflito entre a Frente Farabundo Marti para Liberacion Nacional (FMLN) e o exercito salvadorenho, financiado e articulado pelos Estados Unidos em tempos de radical intervencionismo norte-americano.

Carlos Henriquez Consalvi, melhor conhecido pelo pseudônimo de Santiago, nasceu na Venezuela, mas é salvadorenho com todo o coração. Ele foi o fundador e atual diretor do MUPI, mas antes esteve onze anos nas montanhas no norte de El Salvador no comando da Radio Venceremos.

Apos estudar jornalismo em Caracas, Consalvi parte para Nicarágua em um grupo de ajuda humanitária para prestar apoios aos atingidos pelo grande terremoto de 72, em Manágua. Ali conhece os Sandinistas, contribui para a queda do ditador Somoza e em dezembro de 81 chega a El Salvador para ajudar a FMLN a instalar uma emissora de radio clandestina na zona sob controle insurgente.

Foram anos de trabalho sob condições de extrema dificuldade, não raro sob bombardeio, que foi reconhecido internacionalmente como uma confiável fonte de informação sobre a guerra e sobre El Salvador durante toda a década de 80. O projeto ampliou-se e chegou a constituir o Sistema de Comunicacion Venceremos, que incluía a radio, publicação de periódicos e produção de documentários com apoio de jornalistas estrangeiros num labor marcado pela intensa participação das comunidades da região de Morazan, de onde a radio transmitia.


Santiago foi recentemente premiado pela fundação holandesa de Direitos Humanos Prince Claus por seu trabalho como jornalista comprometido com a criação de espaços de liberdade e pelo seu compromisso com a promoção da memória e reconstrução da sociedade salvadorenha.


***************


Em El Salvador pude conversar pessoalmente com Santiago, o fundador da experiência histórica que inspirou movimentos de radio comunitária por toda a America Latina. O resultado são projetos ambiciosos que serão devidamente divulgados no seu tempo. Antes disso, alem de uma longa entrevista com ele que também será em breve publicada, a RadioCom 104.5 FM, em Pelotas, Brasil, leva ao ar no programa “Contraponto” do dia quatro de dezembro, as 8h30 e também no programa “Navegando na Contra-informação”, as 16h, um rápido bate-papo exclusivo e inspirador para lutadores sociais e radioscomunitarios comprometidos com a democratização da comunicação. A RadioCom pode ser escutada online aqui.